quinta-feira, 27 de setembro de 2007

As Trilobites de Arouca até Valongo

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE AROUCA

MANUEL VALÉRIO | CARLOS DIAS

de 27 de Setembro a 26 de Outubro de 2007

A lousa de Canelas, rocha negra e fina, teve a sua origem há cerca de quinhentos milhões de anos, no fundo dos mares do Período Ordovício. Nas suas profundezas eram compassadamente depositadas finas lamas de sedimentos que foram cobrindo e eternizando os esqueletos da fauna que reinava nessa época. Grandes pressões do interior da crosta terrestre sofreram estas rochas, mas foram essas forças que a tornaram xistenta, ou seja, conferiram-lhe a propriedade peculiar de rachar às camadas, como um livro que se abre ao tempo, mostrando no seu interior as marcas do seu passado, das suas origens.
Manuel Valério

(...) Actualmente, o Planeta avança para um episódio de extinção que nos passa quase despercebido.
Todos os anos, a diversidade biológica do nosso planeta diminui, sem que aparentemente as espécies extintas sejam substituídas por novas. Debatemos o futuro aquecimento global e esquecemos o facto de os efeitos destrutivos das mudanças climáticas já estarem a afectar os ecossistemas globais.
As extinções em massa do passado podem proporcionar-nos lições de grande valor sobre o efeito da mudança climática na vida do planeta, tanto induzidos por fenómenos geodinâmicos como pelo próprio Homem…

Carlos Dias




My tribute to the Trilobites, an extinct class of arthropods, which occupied several ecological niches of the oceans of the Paleozoic. Presentation of my project for the dissemination of Trilobites, exhibitions and events.