sábado, 11 de fevereiro de 2012

CIDADE DE CHAVES | VIAGEM AO PALEOZÓICO


Veja as fotos da exposição tiradas pelos alunos  (clique aqui) 


INAUGURAÇÃO 11 FEVEREIRO 2012
Edifício da UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ROTARY - CHAVES 


Organização: Grupo de Biologia e Geologia - Professoras Anabela Reis e Lurdes Preto
Escola Secundária c/ 3º Ciclo Fernão de Magalhães










11 FEV. A 10 MAR. 2012

“Viagem ao Paleozóico” é uma das exposições do projeto “Trilobites Carlos Dias”, cujo conteúdo se baseia na representação artística de alguns exemplares dos seres vivos que existiram no nosso Planeta durante a Era Paleozóica. Desta forma, estão representados nesta mostra alguns animais dos períodos Câmbrico (Anomalocaris, Opabinia, Pikaia e  Hallucigenia), Ordovícico (Trilobite e Cefalópode), Silúrico (Eurypterídeo), Devónico (Dunkleosteus e Ichthyostega), Carbónico (Meganeura) e do Pérmico (Dimetrodon).
Trata-se de uma exposição didática, que tem como objetivo transportar os visitantes numa “viagem no tempo” que lhes proporcionará conhecer um pouco mais acerca dos primeiros seres que habitaram o nosso Planeta. Estes embora extintos, deixaram restos e vestígios da sua existência, os fósseis, permitindo-nos fazer uma reconstituição da vida na Terra entre os 540 e os 250 milhões de anos antes do presente.
Esta itinerância inicialmente intitulada de “A Biodiversidade no Paleozóico”, com apenas três exemplares, nasceu de um projecto conjunto  com o Geopark Arouca, território classificado pelas Redes Europeia e Global de Geoparques sob os auspícios da UNESCO. Foi no entanto no Clube Literário do Porto que a mostra cresceu, ganhando uma nova dinâmica com os novos elementos acrescentados. De regresso ao Museu Municipal de Arouca, foi aí concluída a primeira fase deste projecto, ponto de partida para o inicio de uma viagem, que após paragem em Mirandela, segue agora para a Cidade de Chaves por iniciativa das Professoras  Anabela Reis e Lurdes Preto, representantes do Grupo de Biologia e Geologia da Escola Secundária Fernão de Magalhães, com o apoio da Universidade Sénior de Rotary de Chaves, abrindo esta exposição, não só à população escolar, mas a a todos os Flavienses interessados em aliar a arte ao conhecimento.

Carlos Dias, Fevereiro de 2012




My tribute to the Trilobites, an extinct class of arthropods, which occupied several ecological niches of the oceans of the Paleozoic. Presentation of my project for the dissemination of Trilobites, exhibitions and events.