Veja as fotos da exposição tiradas pelos alunos (clique aqui)
INAUGURAÇÃO 11 FEVEREIRO 2012
Edifício da UNIVERSIDADE SÉNIOR DE ROTARY - CHAVES
Organização: Grupo de Biologia e Geologia - Professoras Anabela Reis e Lurdes Preto
Escola Secundária c/ 3º Ciclo Fernão de Magalhães
11 FEV. A 10 MAR. 2012
“Viagem ao Paleozóico” é uma das exposições do projeto “Trilobites Carlos Dias”, cujo conteúdo se baseia na representação artística de alguns exemplares dos seres vivos que existiram no nosso Planeta durante a Era Paleozóica. Desta forma, estão representados nesta mostra alguns animais dos períodos Câmbrico (Anomalocaris, Opabinia, Pikaia e Hallucigenia), Ordovícico (Trilobite e Cefalópode), Silúrico (Eurypterídeo), Devónico (Dunkleosteus e Ichthyostega), Carbónico (Meganeura) e do Pérmico (Dimetrodon).
Trata-se de uma exposição didática, que tem como objetivo transportar os visitantes numa “viagem no tempo” que lhes proporcionará conhecer um pouco mais acerca dos primeiros seres que habitaram o nosso Planeta. Estes embora extintos, deixaram restos e vestígios da sua existência, os fósseis, permitindo-nos fazer uma reconstituição da vida na Terra entre os 540 e os 250 milhões de anos antes do presente.
Esta itinerância inicialmente intitulada de “A Biodiversidade no Paleozóico”, com apenas três exemplares, nasceu de um projecto conjunto com o Geopark Arouca, território classificado pelas Redes Europeia e Global de Geoparques sob os auspícios da UNESCO. Foi no entanto no Clube Literário do Porto que a mostra cresceu, ganhando uma nova dinâmica com os novos elementos acrescentados. De regresso ao Museu Municipal de Arouca, foi aí concluída a primeira fase deste projecto, ponto de partida para o inicio de uma viagem, que após paragem em Mirandela, segue agora para a Cidade de Chaves por iniciativa das Professoras Anabela Reis e Lurdes Preto, representantes do Grupo de Biologia e Geologia da Escola Secundária Fernão de Magalhães, com o apoio da Universidade Sénior de Rotary de Chaves, abrindo esta exposição, não só à população escolar, mas a a todos os Flavienses interessados em aliar a arte ao conhecimento.
Carlos Dias, Fevereiro de 2012