segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

REVIVER AS TRILOBITES


Exposição de CARLOS DIAS
“Reviver as Trilobites” na Pampilhosa
© Fernando Correia

O Oficina de Ideias, com o apoio da Junta de Freguesia da Pampilhosa, organiza mais uma mostra expositiva em que alia a Arte e a Ciência.
Pretende com mais esta exposição iniciar uma série de eventos comemorativo do ano do célebre naturalista britânico Charles Darwin (200 anos do seu nascimento, 150 da publicação da sua elementar obra 'A origem das Espécies'), responsável por explicar e fundamentar o conceito de Evolução.
Para tal a Oficina de Ideias convidou Carlos Dias — um conceituado artista português com uma obra bela e única, centrada nas Trilobites.
Esta exposição estará patente na Biblioteca da Vila da Pampilhosa (de 14 de Fevereiro a 13 de Março), sendo uma instalação mista que reúne o rico património fóssil (oriundo de Valongo e Canelas/Arouca) do autor, com as suas mais recentes criações artísticas (ver Sinopse Curricular).
A organização seleccionou este tema e abordagem, não só para mostrar que a Ciência também se pode transmutar em Arte, mas também porque as trilobites fazem parte do rico património fossílifero do concelho da Mealhada — uma vez que foram encontrados fósseis de trilobites na Serra do Buçaco.
A inauguração está anunciada para o próximo dia 14, pelas 15 horas (as visitas em horário escolar podem ser agendadas, contactando o nº de telf.: 231 949 824).


Nenhum comentário:

My tribute to the Trilobites, an extinct class of arthropods, which occupied several ecological niches of the oceans of the Paleozoic. Presentation of my project for the dissemination of Trilobites, exhibitions and events.