CARLOS DIAS | A Biodiversidade no Paleozóico
Museu Municipal de Arouca | até 14 de Janeiro 2011
“A Biodiversidade no Paleozóico” é uma exposição, dinamizada pela Associação Geoparque Arouca (AGA), uma exposição inédita em Portugal de autoria de Carlos Dias, patente no Museu Municipal de Arouca, até ao final do ano de 2010.
Esta exposição inaugurou a 22 de Maio no Museu Municipal de Arouca com a representação artística de alguns exemplares dos períodos Câmbrico (Anomalocaris), Ordovícico (Trilobite) e Silúrico (Eurypterídeo). Passou em Agosto pelo Clube Literário do Porto onde ganhou quatro novos exemplares: a Opabínia (Câmbrico), o Dunkleosteus (Devónico), o Ichthyostega (Devónico Superior) e o Dimetrodon (Pérmico).
Tal como o ambicionado o projecto ficou agora concluído com a junção das duas últimas representações seleccionadas de seres que viveram na Era Paleozóica, a libélula gigantes (Meganeura), representativa do período Carbónico e o cefalópode que veio enriquecer o período Ordovícico, já representado pela trilobite da espécie Ogyginus forteyi.
No âmbito das celebrações do Ano Internacional da Biodiversidade, a Arte e a Biodiversidade aliam-se numa exposição inédita sobre a Era Paleozóica no Geopark Arouca, um território classificado pelas Redes Europeia e Global de Geoparques sob os auspícios da UNESCO.